Array ( [0] => 1006 )

Dica de viagem: Deserto do Atacama

Estivemos no Deserto do Atacama e vamos contar para você um pouco dessa aventura!

Variedades fevereiro, 2017

Você sabia que a América do Sul reserva destinos impressionantes, cheios de belezas naturais e muita história? Confira nossa aventura pelo Deserto do Atacama e veja se este destino se encaixa na sua lista de viagem.

Cerca de 2h de vôo a partir de Santiago, no Chile, chega-se em Calama. Da cidade com aeroporto, são cerca de 1h10min de carro por uma rodovia quase sem curvas, até San Pedro de Atacama, principal cidade turística da região, caminho e pouso para todos os passeios.

img_20170123_155529843-medium

A cidadezinha é um charme só. Repleta de ruas de terra, com casas feitas de barro, pequenas lojas, restaurantes e agências de turismo, possui 5 mil habitantes e é praticamente um oásis no meio do deserto. A geografia do local impressiona! Rodeada por três cordilheiras – Domeyko, La Sal e dos Andes – a região é rica em belezas naturais e paisagens impressionantes.

Veja agora uma lista de passeios incríveis que podem ser feitos num período entre 4 e 7 dias de estadia na cidade.

 

Salar de Atacama, povoado de Socaire, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas 

Um dos passeios mais famosos do roteiro, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, este roteiro começa no Salar de Atacama, visitando uma laguna salgada repleta de flamingos. Dali, parte-se em direção ao povoado de Socaire, e depois para Piedras Rojas, um dos destinos mais bonitos da região. A cada Km andado a paisagem muda e muitas belezas vão aparecendo, além de animais como vicunhas, guanacos, lhamas e até mesmo viscacha, uma espécie de coelho que pula como canguru. Depois de Piedras Rojas a parada é nas Lagunas Miscanti e Miniques, também conhecidas como Lagunas Altiplânicas. Antes de retornar, pode-se conhecer o povoado de Toconao, uma pequena e charmosa comunidade vizinha a San Pedro.

Petroglifos de Hierbas Buenas e Valle del Arco Íris

IMG_20170119_095451535 (Medium)

Único passeio na Cordilheira de Domeyko, o sítio de Petroglifos de Hierbas Buenas e o Valle del Arco Iris são menos conhecidos, mas carregam muitos significados. Primeiro, por que é possível ver inscrições de antigas civilizações marcadas na pedra, bem como a história dos primeiros atacamenhos. Segundo, por que o passeio se completa com um trekking em meio a formações rochosas que trazem muitas cores – branco, verde, vermelho e roxo – devido a oxidação natural do carbonato de cálcio, da arcilla, do óxido de cobre e outros minerais.

img_20170119_164653417_hdr-medium

Os Ojos del Salar são duas lagunas de água doce presentes no meio do deserto. A presença delas impressiona, afinal, de onde vem essa água? Dizem que ela vem do subsolo e é possível banhar-se em uma delas. Perto dali, fica a Laguna Tebinquiche, outra laguna salgada que serve de base para a alimentação de centenas de flamingos.

 Geiseres del Tatio

img_20170120_103831485-medium

 

 

Salar de Tara 

img-20170121-wa0021-medium

Outro roteiro inesquecível: Salar de Tara e Águas Calientes. Saindo em direção ao Vulcão La Pacana, no caminho você pode contemplar um dos vulcões mais importantes (e imponentes) da região, o Licancabur. Em seguida, mais paisagens deslumbrantes, chegando-se a uma altitude de 4.800m e lugares estonteantes. Além de cruzarmos a cratera do antigo vulcão, formações rochosas e lagos cheios de flamingos fazem parte deste passeio.

 

Valle de la Luna 

img_20170122_165734632-medium

O Valle de la Luna fica a apenas 16Km da cidade e faz parte da Cordilheira de La Sal, a mais antiga da região, com 23 milhões de anos. O passeio conta com paisagens lindas e muita aventura, passando por dunas, caminhada por desfiladeiro e por uma caverna de sal.

E o que vestir para os passeios? Bem, nesta hora é essencial que você pense no seu conforto e use tecidos leves e naturais. Fica a sugestão também de levar um tênis adventure, com solado apropriado para fazer trekking.

Encontre na Pompéia tudo o que você precisa para curtir suas férias no Atacama.

tenis-adventure-atacama-pompeia-masculino

tenis-adventure-atacama-pompeia

 

 

 

Comentários