Array ( [0] => 5215 )

Perfumes: famílias olfativas

Poucas coisas nos marcam tanto quanto um cheiro. Em segundos, um aroma pode nos levar a lugares ou momentos já passados.

Revista Abril, 2016

Todas as sensações que as fragrâncias nos remetem – conforto, limpeza, frescor, sensualidade, etc – estão relacionadas à família olfativa do perfume. Na Revista Pompéia, falamos das famílias mais usadas nos perfumes dos dias mais frios, mas conheça as principais, para todas as estações do ano:

Floral

Costuma ser a mais conhecida e é composta geralmente por flores. São cheiros com um toque de doçura e bem marcantes.

familias-olfativas-perfume-revista

 

Frescos

Também conhecidos como Herbais ou Verdes, são as fragrâncias que remetem a folhas, como cheiro de grama cortada ou ervas amassadas, por exemplo. São conhecidas como calmantes e revigorantes.

Frutais

Todas as fragrâncias que apresentam o aroma adocicado de frutas como maçã, pêssego, cereja e morango, por exemplo. Como estão presentes em perfumes mais doces, é mais comum aparecerem em opções femininas.

Cítricos

Fragrâncias suaves e refrescantes que são indicados para climas mais quentes. Aparecem em opções masculinas e femininas.  Frutas cítricas como lima, limão, bergamota e laranja fazem parte dessa família.

familias-olfativas-perfume-revista

 

Couro

Fragrância que tenta remeter ao cheiro do couro por meio de notas com fundo amadeirado e defumado. Elementos como tabaco e cedro são usados para se obter esse resultado. Bastante usado em perfumes masculinos. Para compor com versões femininas, existe o couro branco que traz sofisticação sem deixar a fragrância muito pesada.

Também é importante entender a diferença entre perfume, eau de parfum, eau de toilette, deo colônia e splash:

Perfume

É forma mais pura e concentrada. Apresenta entre 20% e 40% de óleos essenciais em seu volume total e propicia intensa fixação na pele. Por isso seu preço geralmente é elevado. Sua fixação, na pele, é de 12 horas ou mais.

Eau de Parfum

É o perfume, diluído num volume maior de água (eau em francês), de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas.

Eau de Toilette

Mais suave, sua fixação alcançada é de até 6 horas, e seus índices de concentração da essência ficam entre entre 6% e 10%.

Eau de Cologne (Colônia)

É leve, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura (de 3% a 5%). Mais recomendável para países quentes, como o Brasil. Dura, em média, 2 horas.

Splash

Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas.

Gostou dessas informações sobre as famílias olfativas e quer conferir mais textos da Revista Pompéia? Confira a edição completa em nosso site.

Comentários