Risoto de pinhão
Esqueça dele como delícia de festa junina! Transforme o pinhão em ingrediente principal em um prato saboroso, que é a cara do inverno.
Até pouco tempo atrás, ele era conhecido apenas como prato típico das festas juninas. Mas o pinhão deixou de ser acompanhamento e ganha espaço como protagonista de receitas sofisticadas sendo, inclusive, difundido como tema de roteiros gastronômicos. Muito comum nas regiões serranas do país, essa semente da Araucária, da família das oleaginosas, é um ingrediente sazonal, disponível para colheita apenas em determinada época do ano – de abril a agosto –, o que o torna ainda mais diferenciado. Além de seu sabor marcante, é rico em ferro, cálcio, minerais e vitaminas do complexo B e C, e os antioxidantes presentes no pinhão de quebra ainda ajudam a retardar o processo de envelhecimento já que possuem ação contra os radicais livres. Apesar de ter ganho o status de iguaria da culinária contemporânea, ele já fazia parte da dieta de tribos indígenas do Sul do Brasil há 6 mil anos. Na versão de risoto, é simples de fazer e uma deliciosa opção para surpreender os convidados no seu próximo jantar. Precisa de mais motivos para experimentar?
INGREDIENTES:
300 g de pinhão picado
2 xícaras de arroz arbóreo
25 g (meio pacote) de queijo
parmesão ralado
2 colheres de manteiga
2 colheres de creme de ricota
1/2 xícara de vinho branco seco
1 cebola pequena
1 tablete de caldo de legumes
800 ml de água
Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o pinhão numa panela de pressão por cerca de 40 minutos em fogo baixo. Depois, descasque-o e pique-o. Dica: Aperte a base maior do pinhão, ainda quente, com o cabo de uma faca para ele sair da casca facilmente. Em uma panela de ferro, derreta a manteiga e adicione
a cebola picada, sem deixar dourar. Acrescente o arroz, fritando-o ligeiramente. Em seguida, coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Insira uma porção dos pinhões picados e refogue mais um pouco. De tempo em tempo, vá acrescentando o caldo de legumes dissolvido na água quente – preparado previamente – e misture até evaporar. O mais importante no preparo de um risoto é nunca parar de mexer.
O ponto correto do arroz é al dente, ou seja, mole por fora, mas consistente por dentro. Antes de colocar a última dose do caldo, salpique o queijo ralado, acrescente o creme de ricota e o restante de pinhão. Mexa até o arroz ficar cremoso e no ponto. Pronto! Agora é só servir e esperar os elogios.
Gostou da receita, vai preparar um jantar e quer complementar com uma sobremesa fácil de fazer e muito gostosa?
Então veja como preparar um mousse de nozes